Prêmios

Destacamos aqui alguns dos prêmios de reconhecimento científico e acadêmico recebido por discentes e docentes do PPGM.

Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico

Com toda a sua dedicação na área da Matemática, Professor Yuan Jinyun foi reconhecido e ganhou diversos prêmios.

Foi o primeiro matemático a ganhar o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, em 2004.

Quatro anos depois, recebeu o título da Ordem Nacional de Mérito Científico pelo governo federal, como Comendador e, em 2018, recebeu o título de Grã Cruz da Ordem Nacional de Mérito Científico (foto).

No ano de 2012, o professor Yuan foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Em 2017, a Câmara Municipal de Curitiba concedeu-lhe o título de cidadão honorário da cidade.

Foto: divulgação/Facebook Departamento de Matemática -UFPR

 

Saiba mais:
https://canalciencia.ibict.br/noticias/item/237-ordem-nacional-do-merito-cientifico

Prêmio Capes de Tese

A tese de doutorado  intitulada “Tópicos em Condições de Otimalidade para Otimização não Linear”  defendida pelo atual docente do PPGM, José Alberto Ramos Flor,  foi menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2017 na  área Matemática/Probabilidade e Estatística. A tese foi coorientada pelos Professores Paulo José Silva e Silva e Gabriel Haeser pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do IME-USP.

Problemas de otimização são formulados em linguagem matemática usando funções para descrever opções aceitáveis para o sistema que se deseja melhorar, bem como o objetivo usado para escolher a opção mais interessante. Os modelos obtidos são então resolvidos por algoritmos de computador. Infelizmente, não existe um algoritmo geral capaz de resolver qualquer modelo de otimização. Cada algoritmo tem restrições sobre o tipo de funções que podem aparecer nos modelos e, muitas vezes, exigem que essas descrições evitem redundâncias.

O trabalho do Prof. Alberto desvendou quais são as condições mínimas necessárias para garantir que algoritmos clássicos de otimização funcionem. Ele mostrou que as exigências sobre a descrição das opções que podem ser escolhidas podem conter redundâncias que antes pareciam proibidas. Isso libera o profissional que faz a modelagem para trabalhar com mais liberdade ao descrever o problema.

Apesar de essencialmente teórico, a tese tem impacto prático imediato, pois garante que modelos mais gerais podem ser resolvidos por algoritmos conhecidos.

Saiba mais:
http://www1.capes.gov.br/36-noticias/8670-premio-capes-de-tese-2017-consagra-melhores-trabalhos-de-doutorado-do-pais

Prêmio Curta Ciência, UFPR

2020
A premiação dos trabalhos indicados ao Prêmio Curta Ciência de 2020 aconteceu na Solenidade Virtual  de comemoração dos 108 anos da UFPR no Teatro da Reitoria no dia 15 de dezembro de 2020. Pelo PPGM foram agraciados com  prêmio os seguintes egressos:

Wagner Augusto Almeida de Moraes
Tese de doutorado: Global Properties for a Class of Operators on Compact Lie Groups
Orientadores: Alexandre Kirilov e Michael Ruzhansky (Imperial College London, Reino Unido)

Everton José da Silva
Dissertação de Mestrado: Caracterizações Integrais para Otimalidade Global: Casos Mono e Multiobjetivo.
Orientadoras: Elizabeth Wegner Karas e Lucelina Batista dos Santos

2019 

A premiação dos trabalhos indicados ao Prêmio Curta Ciência (Three Minutes Thesis) aconteceu juntamente com a comemoração dos 107 anos da UFPR no Teatro da Reitoria no dia 11 de dezembro de 2019. Pelo PPGM foram contempladas com  o prêmio as seguintes teses defendidas:

Ana Paula Chorobura
Tese de doutorado:  Multi-objective optimal control problems with application to energy management systems.
Orientadoras: Elizabeth Wegner Karas (UFPR), Claudia Sagastizábal (Unicamp) e Hasnaa Zidani (ENSTA – ParisTech)Welington Santos
Tese de doutorado: Codes in the NRT-metric, Polynomial Invariant Theory, and Fractional Decoding.
Orientadoras: Marcelo Muniz Silva Alves (UFPR ) e Alexander Barg (University of Maryland-EUA)


by Edilton Karas

Saiba mais sobre o Prêmio: http://www.prppg.ufpr.br/site/premiocurtaciencia2020

International travel grants

Em 2018, Carina Moreira Costa, egressa de mestrado do PPGM de 2019, recebeu o apoio ALOP student travel grant, Research Training Group on Algorithmic Optimization – ALOP, para participar da EUCCO 2018  – European Conference on Computational Optimization, realizado em Trier, Alemanha, onde apresentou o trabalho  “Subspace Version of an Augmented Lagrangian Trust Region Algorithm for Equality Constrained Optimization”.

Saiba mais: https://alop.uni-trier.de/EUCCO2018/student-travel-fund-application/

Em 2014, Geovani Nunes Grapiglia,  docente permanente e egresso do doutorado do PPGM de 2018, foi contemplado com o  apoio “SIAM Student Travel Awards” para participar do evento “SIAM Conference on Optimization”, apresentando o trabalho “Global Convergence and Complexity of a Derivative-Free Method for Composite Nonsmooth Optimization”.

Saiba mais: https://www.siam.org/conferences/conference-support/siam-student-travel-awards

 

Prêmios SBMAC

Em 2016, Willian Carlos Lesinhovski foi contemplado com o primeiro lugar do Prêmio de Iniciação Científica da SBMAC – Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, pelo seu trabalho “Uma análise qualitativa de um método gradiente baseado em tensores para imagens coloridas“, desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR  sob orientação dos professores Fabio Antonio Dorini e Leyza Baldo Dorini.  Lesinhovski concluiu  o Mestrado e o Doutorado  no PPGM sob orientação da Professora Ailín Ruiz de Zárate Fábregas, em 2017 e 2021, respectivamente.

Saiba mais: https://www.sbmac.org.br/premio-iniciacao-cientifica-lista-de-premiados/

Em 2003, Elizabeth Wegner Karas foi contemplada com o prêmio “Guilherme de la Penha“, da SBMAC – Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, pela sua tese de doutorado “Exemplos de Trajetória Central Mal Comportada em Otimização Convexa e um Algoritmo de Filtros para Programação Não Linear”,  em  Matemática Aplicada (Sorbonne – Paris) e Engenharia de Produção (UFSC), sob orientação dos professores Clóvis Caesar Gonzaga (UFSC – Brasil) e Jean-Charles Gilbert (INRIA – França).

Saiba mais: https://www.sbmac.org.br/premio-pos-graduacao-lista-de-premiados/