Otimização

Otimização  é uma das linhas de pesquisa da área de Matemática Aplicada.

Seus objetivos estão relacionados ao desenvolvimento de métodos de otimização contínua e discreta. A pesquisa na linha de otimização contínua envolve condições de otimalidade e de qualificação dos problemas; análises de convergência e de complexidade dos métodos propostos; bem como  implementação dos algoritmos e aplicação em problemas práticos. Os principais métodos estudados são: métodos de filtro, método de lagrangiano aumentado, método de gradiente e suas variações, métodos de região de confiança, métodos sem derivadas e métodos relacionados a problemas multi-objetivos. O grupo participa de projetos de pesquisa e desenvolvimento de aplicações de otimização ao planejamento da operação do sistema hidrotérmico brasileiro, com financiamento da COPEL – Companhia Paranaense de Energia e parceria com os Institutos LACTEC. Já na área de otimização discreta, o foco reside na teoria espectral de grafos e suas aplicações.

Colaborações

O grupo de Otimização tem mantido colaborações com pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (China), Universidade de Trier (Alemanha), Universidade Católica de Louvain (Bélgica), Universidade de Liverpool (Reino Unido), Universidade Politécnica de Bucareste (Romênia), ENSTA – ParisTech (França),  Universidade do Minho (Portugal), Universidade de Edimburgo (Escócia), Universidade de Memphis (EUA), Universidade de Winnipeg (Canadá) e instituições nacionais como COPEL, LACTEC, IMPA, Unicamp, USP, UFSC e UNESPAR.

Os pesquisadores

Ademir Alves Ribeiro,  Leonardo Silva de Lima e Luiz Carlos Matioli são docentes permanentes e podem orientar tanto alunos de mestrado como de doutorado. A pesquisadora Mael Sachine é docente colaboradora e pode coorientar.