Histórico

Sobre o PPGM

A criação do PPGM nasceu de um planejamento estratégico estabelecido na segunda metade dos anos 1990. O DMAT – Departamento de Matemática traçou um plano de qualificação e desenvolvimento profissional e científico visando a qualificação de seu corpo docente e aumento da produção científica. Passamos de 15% a 100% do corpo docente formado por doutores em menos de 15 anos. Aumentamos a produtividade científica e a qualidade dos trabalhos produzidos, passando a contar com pesquisadores do CNPq e, finalmente, em 2001 o Programa foi criado, pelo Parecer CES-DNE 1.334/2001.
Como fruto desse planejamento o programa começou a funcionar em março de 2002, com o nome de “Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada” e área de concentração Matemática Aplicada (Portaria MEC 1418 publicada no DOU em 29/01/2002) visto que as publicações do corpo docente do DMAT estavam concentradas principalmente em subáreas de Matemática Aplicada.

Ao longo dos anos seguintes o perfil acadêmico do Departamento de Matemática – DMAT foi amadurecendo com novas contratações e crescimento de grupos de pesquisa em diferentes áreas da Matemática. A renovação no quadro de pesquisadores e o incremento na qualidade e quantidade de publicações naturalmente levou o corpo docente a propor a criação do curso de Doutorado em Matemática Aplicada. Com parecer favorável à sua implantação (Parecer CES-CNE 253/2009, de 13/10/2009), a primeira turma de doutorado foi aberta em março de 2010.

Tendo chegado a um equilíbrio na produção científica e no número de orientações entre Matemática e Matemática Aplicada, foi solicitada a mudança do nome para “Programa de Pós-Graduação em Matemática” (PPGM-UFPR) com duas áreas de concentração: Matemática e Matemática Aplicada. A solicitação foi aprovada pela Capes em 2013.

Nestes quase 20 anos de existência o PPGM-UFPR tornou-se um centro de referência regional na formação de recursos humanos qualificados, bem como na produção científica de alta qualidade.