Outros Projetos

Meninas na Matemática

O projeto Meninas na Matemática: Procuram-se Arletes nasceu de experiências pessoais de mulheres que foram influenciadas e motivadas por professoras mulheres para seguir a carreira de exatas e que se sentem com uma responsabilidade social em influenciar e motivar outras meninas para a carreira da Matemática. A coordenadora do projeto Elizabeth Wegner Karas, por exemplo, fez todo o ensino fundamental e ensino médio  em escolas públicas de Curitiba. Durante o ensino médio foi fortemente influenciada pela sua professora de Matemática, Arlete Mendes, que acreditou no seu potencial, transformou sua vida e dá nome ao projeto.

 

O projeto, com  vigência de 01/12/2018 a 30/11/2020, teve  financiamento do CNPq através da Chamada CNPq/MCTIC N. 31/2018,  e envolveu cinco escolas públicas de ensino fundamental e médio.  Foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas à Matemática e questões de gênero, a maioria delas, aberta a todos os alunos das escolas parceiras e, em alguns casos, a toda comunidade. As bolsistas IC e ICJr tiveram acompanhamento semanal e orientação direta. As escolas receberam materiais e equipamentos e seus alunos tiveram a oportunidade de visitar e usufruir das instalações do Setor de Ciências Exatas e do Departamento de Matemática  da UFPR em diversas oportunidades, através de importantes parcerias:

MatematicATIVA

O MatematicATIVA, coordenado pelas Professoras do Departamento de Matemática da UFPR, Paula Rogéria Lima Couto  e Ximena Mujica Serdio, foi um grande parceiro nas visitas às escolas, contribuindo com palestras, exposições e atividades interativas. O projeto procura proporcionar ao aluno do Ensino Médio, preferencialmente de escolas da rede pública de ensino, o contato com temas da matemática que são pouco ou não são explorados nas aulas de matemática da escola por motivos diversos, que possam incentivar o aprofundamento do que é aprendido em sala de aula ou a descoberta de abordagens diferentes da matemática, seja numa aplicação ou no desenvolvimento da própria matemática.  A ideia norteadora principal do projeto é a de que a aproximação dos professores de matemática da universidade e de seus alunos de graduação dos professores e alunos do Ensino Básico pode favorecer o intercâmbio de ideias ou de pontos de vista de problemas e soluções a questões relacionados ao ensino/aprendizagem, à comunicação de novas ideias matemáticas e de suas aplicações.

Matematiza e Laboratório de Ensino de Matemática

O  projeto Matematiza e o Laboratório de Ensino de Matemática, coordenados pela professora  Elisângela de Campos, do Departamento de Matemática da UFPR, ofertaram atividades nas dependências da UFPR, abertas à comunidade, com boa participação das escolas parceiras.

PET – Matemática

O PET – Programa de Educação Tutorial da Matemática da UFPR também propôs atividades nas dependências da UFPR como “Brincando de Matemático” e “Um dia na Matemática”. As atividades foram abertas à comunidade, com boa participação das escolas parceiras do Projeto e grande envolvimento dos graduandos em Matemática.


Turma Honors

O projeto da Turma Honors consiste de turmas especiais de Cálculo I e Álgebra Linear  planejadas para atender estudantes da graduação com excelente raciocínio lógico,  talento para matemática e que estejam interessados a pensar além do óbvio.

O projeto está sob coordenação do pesquisador Roberto Ribeiro Santos Junior.


PAM

O PAM – Programa Avançado de Matemática visa oferecer aos alunos de todos os cursos da UFPR a possibilidade de cursar disciplinas de Matemática que sejam de seu interesse e enriquecer a sua formação matemática. O coordenador é o Professor  Roberto Ribeiro Santos Junior .


J3M

Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática

O J3M – Jornada de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática é um evento anual em que os alunos de graduação de qualquer instituição universitária que desenvolve um projeto de Iniciação Científica na área de Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática têm a oportunidade de apresentar seu trabalho. É um evento organizado pelo PET-Matemática   e os pós-graduandos do PPGM participam nas bancas avaliadoras. É um momento de grande interação entre alunos de graduação e pós-graduação.


Projetos de Apoio ao Cálculo

O Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio ao Cálculo tem como ponto de partida uma proposta da PRPPG, com  o objetivo de prestar apoio às disciplinas de cálculo a vários cursos, tendo como suporte a produção e disponibilização de material digital, a utilização de ambientes virtuais e acompanhamento mais próximo dos estudantes por meio do suporte dos programas de pós-graduação: PPGM – Programa de Pós-Graduação em Matemática, PPGECM – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, PPGMNE – Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia.

O atendimento aos alunos através de momentos síncronos e fóruns de discussão permitem aos pós-graduandos identificar dificuldades e elencar conteúdos chave para produção de materiais de apoio na forma de várias mídias.  O projeto foi sendo construído com a participação de novos atores, como a A Pró-Reitoria de Graduação, por meio da CIPEAD – Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância, que disponibilizou uma estrutura híbrida para a oferta dos cursos, com soluções para a interação entre as modalidades presencial e remota, permitindo abordagens pedagógicas mediadas por recursos digitais. Outro ator importante no processo foi a PRAE – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Esta pró-reitoria é responsável pela implementação na UFPR do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção do/a Estudante – PROBEM, para atendimento a estudantes com fragilidade socioeconômica, e cujo acompanhamento acadêmico requer maior atenção.

A PRAE identificou algumas disciplinas com alto índice de reprovação entre esses alunos e encontrou apoio na PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para a viabilização de um projeto pioneiro de inserção social dos Programas de Pós-Graduação na produção de material para diminuir a evasão dos cursos de graduação. Cálculo, identificada como uma das disciplinas com alto índice de reprovação, está sendo a pioneira no lançamento do Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio à Graduação. O projeto iniciou-se em agosto de 2020 e tem tido um excelente feedback. Os pós-graduandos têm a possibilidade real de acompanhar a prática de docência e perceber que seu conhecimento pode transformar vidas. Por outro lado, os alunos de graduação têm a oportunidade de interagir com alunos de pós-graduação recebendo apoio, além do professor, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.

Seguem alguns links dos materiais de apoio às disciplinas de Cálculo produzidos pelos nossos pós-graduandos.


Convênio com o Setor Não Acadêmico

O maior convênio com o setor não acadêmico do PPGM é com a Copel – Companhia Paranaense de Energia e Institutos LACTEC. De dezembro de 2016 a abril de 2021 foi desenvolvido, neste convênio,  o projeto de pesquisa e desenvolvimento intitulado “LYNX – Otimização em larga escala aplicada ao despacho hidrotérmico brasileiro: modelos hierárquicos de operação e planejamento em médio e curto prazos com integração de energia e potência”. O projeto, coordenado por Marcelo Rodrigues Bessa (PPGERHA-UFPR), envolveu pesquisadores de vários programas de pós-graduação da UFPR, da Copel e do Lactec. Do PPGM, participaram dois docentes permanentes, Elizabeth Wegner Karas e Luiz Carlos Matioli, e a bolsista de pós-doc, Gislaine Aparecida Periçaro.

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